As barreiras para uma escolha assertiva de carreira.

Primeiro vamos definir o que são essas tais barreiras na escolha da profissão e, depois, vamos ajudá-los a fazer a melhor escolha. ;)

As barreiras para uma escolha assertiva de carreira.

Aluno, se você chegou até aqui é porque pode estar perdido ou em dúvida em diversas opções de carreira, porém isso é natural da fase que está passando.

As Barreiras para uma escolha assertiva de carreira - Exatus Colégio e Vestibulares

A adolescência é um período de muitas transformações. Ela vem carregada de inseguranças e medos que são inerentes à idade e faz parte da formação e maturidade de todos os jovens, tornando o desafio dessa decisão ainda maior.

Primeiramente vamos definir o que são essas tais barreiras na escolha da profissão.

As barreiras são todos os fatores que interferem de maneira negativa a escolha da sua profissão como: interferência dos pais, ausência de autoconhecimento, status e retorno financeiro que algumas profissões oferecem.

Por exemplo: Uma família tradicional que é proprietária de uma pequena empresa que passa de geração para geração e faz questão que o filho curse uma faculdade que atenda a esse ramo. E será que realmente esse é o desejo do jovem?

Nesse caso em específico, faria toda diferença esse jovem se autoconhecer e ter noções de suas habilidades, competências e paixões. Ele já estaria caminhando rumo ao que ele com certeza terá sucesso na vida.

A família é uma das principais influências na escolha da profissão. Geralmente os pais ajudam financeiramente os filhos com a formação e acabam por escolher o caminho a trilhar, achando que com isso facilitam, porém acabam criando um peso maior nesta hora de dúvidas.

O ideal é a família assumir uma postura neutra, apenas orientando e esclarecendo dúvidas com relação a escolha, de forma que o jovem se sinta seguro e acolhido.

Outro fator que induz a uma escolha equivocada de carreira é a questão do status e a remuneração que esta carreira oferece. Muitos jovens fazem a opção de carreira tão somente pelo retorno financeiro que esta irá proporcionar, relacionando exclusivamente ao sucesso.

As Barreiras para uma escolha assertiva da carreira - Exatus Colégio e Vestibulares

Mas será que vale a pena ter o bolso cheio de dinheiro e ser infeliz na profissão?

Se não há uma motivação real em fazer certo trabalho, com certeza você se sentirá frustrado e isso poderá levar a angústias e um futuro abandono de carreira.

Aqui, não podemos deixar de registrar a falta de conhecimento de si mesmo que é um dos maiores desafios enfrentados pelos jovens.

A maioria não sabe do que gosta, quais suas habilidades, quais as suas competências e o que faz os olhos brilharem.

Nunca pararam para analisar quais das atividades que fazem hoje dão indícios de sua futura carreira.

E ainda, se estas possíveis carreiras apresentam um aspecto positivo quanto à realidade do mercado profissional atual.

Saber enumerar os seus pontos fortes e os pontos a melhorar clareará muito sua escolha de carreira e deixará de ser um empecilho para se tornar uma força.

As Barreiras Para a Escolha de Uma Carreira - Exatus Colégio e Vestibulares

Mas fique calmo!

Escolher uma carreira profissional de forma coerente não é impossível de ser realizado.

No próximo artigo falaremos como funciona o Coaching Vocacional e como ele pode auxiliar na redução das barreiras para uma escolha assertiva de carreira.

Neste processo, você poderá avaliar seus valores, conseguirá definir suas habilidades e aptidões e muito mais.

Porque a escolha de carreira no processo de coaching vocacional é feita de forma mais abrangente e profunda, aliando fatores externos às suas próprias descobertas sobre você mesmo.

Flávia Rocha (ex-aluna do Colégio Exatus) e Luana Lie são Coaches Vocacionais e de Carreira, com formação pelos melhores institutos do Brasil, e escrevem para o Portal Exatus, todas as Sextas-feiras.

Para mais informações sobre essas duas excelentes profissionais ou para esclarecer quaisquer dúvidas sobre carreiras, envie e-mail para mkt@colegioexatus.com.br.