A importância dos valores para a decisão profissional

Escolha de carreira baseadas em valores são mais assertivas e as chances de fracasso diminuem. Você sabe porquê?

A importância dos valores para a decisão profissional

Valores nada mais são do que o conjunto de características de uma dada pessoa ou organização, determinando a forma como estas agem e interagem com outras pessoas e até com o ambiente.

São a base para entendermos nossas aspirações nessa vida e exercem grande influência na forma como criaremos os caminhos para alcançar nossos objetivos, sejam pessoais ou profissionais. É tudo aquilo que julgamos ser importante para a vida.

Cada indivíduo tem seu conjunto de valores, influenciando o comportamento e determinando ações e decisões em todos os contextos da vida.

São adquiridos ao longo da existência e dos seus aprendizados podendo ser mutáveis em alguns momentos, porém, só alcançaremos o sucesso quando conscientemente consideramos esses valores para tomar decisões.

Talvez você não tenha se dado conta, mas, se tiver entre seus maiores valores a honestidade e se deparar com alguém na rua que fure fila, compre produtos pirata ou até encontre uma carteira no chão e não devolva, isso te dará uma sensação de desconforto, não é?

Esse incômodo acontece porque está vendo alguém ferir um valor que é tão importante para você.

Os valores estão totalmente relacionados com as crenças que são os pensamentos que geralmente acontecem inconscientemente e são carregados de sentimentos a respeito da realidade.

A importância dos valores para a decisão profissionalEsses pensamentos podem ser limitantes ou motivadores e têm influência direta nos nossos valores, determinando então nossas ações.

De onde vem os valores?

Os seus valores são fruto de suas experiências adquiridas ao longo de sua vida, do legado e da relação com seus pais, da vivência na fase escolar e até a troca com os amigos.

Por exemplo: se em casa, com sua família, a criação foi baseada em ter horários para cada atividade e isso fez e até hoje faz você se sentir bem, talvez a rotina seja um valor essencial seu.

Isso tem algum impacto na escolha de carreira?

Sim. Na sua carreira, você vai se sentir mais motivado se obtiver essa rotina baseada em horários no trabalho.

Podemos inclusive, admirar e querer ter certos valores, mas devemos reparar e buscar fatos que fizeram nossas histórias e que ainda fazem hoje, que são os valores que formam quem somos.

Na etapa de decisão de carreira é muito importante fazer escolhas adequadas aos valores para construir uma trilha profissional sólida sem possibilidades de fracasso.

Quando temos conhecimento dos nossos valores os usamos como combustível para avançar no caminho rumo às metas determinadas, alcançamos os objetivos com mais êxito.

É essencial estabelecer escolhas adequadas e que conduzam a um sentimento de realização nas atividades profissionais que assumimos e pelas quais temos que nos responsabilizar.

Por exemplo: Se eu julgo que mudança é um valor importante para mim, isso já mostra que não terei sucesso em trabalhos que necessitem de rotinas.

Nessa linha de raciocínio, se ao tomar conhecimento dos meus valores, reparar que individualidade é importante, dificilmente eu terei êxito em tarefas que demandem trabalho em equipe e interações em grupos.

Mas você sabe identificar quais são os seus valores?

Simples, apenas reflita em cada área da sua vida o que é realmente importante e faz a diferença para você.

Comece pensando com muita sinceridade e detalhadamente sobre questões como: O que espero para o meu futuro? O que admiro nas pessoas? Quais são minhas bases pessoais? O que espero da minha vida profissional?

Após estes questionamentos, enumere seus 5 maiores valores de vida.

Resgate algumas histórias e passagens de sua vida onde seja possível notar ao menos 2 valores presentes na mesma situação vivida.

E então se pergunte: Qual valor é o mais importante? Se tivesse que fazer uma escolha, por qual deles eu agiria? Faça isso com algumas de suas experiências passadas e assim terá clara em sua mente seus valores mais imprescindíveis e em grau de importância.

O mais interessante no final é que todos esses valores reflitam quem é você de verdade, suas ações e atitudes.

Você está realmente vivendo e buscando isso? Mais importante que mostrar ao mundo que temos valores é vivê-los diariamente e basear nossa trajetória neles, sendo congruente.

Flávia Rocha (ex-aluna do Colégio Exatus) e Luana Lie sãoCoaches Vocacionais e de Carreira, com formação pelos melhores institutos do Brasil. Elas escrevem para o Portal Exatus todas as sextas-feiras e realizam o trabalho de coaching em grupo com os alunos do Ensino Médio do Colégio Exatus