Ansiedade: a vilã do sucesso nos estudos

Saiba como a ansiedade pode te atrapalhar em obter resultados satisfatórios e um melhor desempenho em provas.

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Ansiedade: a vilã do sucesso nos estudos

Saiba como a ansiedade pode te atrapalhar em obter resultados satisfatórios e um melhor desempenho em provas.

Você já deve ter sentido algumas vezes, que por mais que tenha estudado muito, tenha tido um planejamento adequado e tenha se empenhado nas tarefas, mesmo assim não teve um desempenho satisfatório em exames.

A sensação de que os esforços foram em vão, o "branco” que dá na hora das provas, não ser capaz de guardar informações enão se sentir suficientemente bom podem ter uma explicação. O que pode ter motivado esse insucesso é simplesmente o excesso de ansiedade e isso pode afetar algumas outras áreas da sua vida, não somente os estudos, como também os relacionamentos.

Ansiedade é usada para caracterizar reações como nervosismo, medo e preocupação acima do nível normal e os sintomas podem ser mais brandos como: insegurança, perda de perspectiva,pensamentos negativos e dificuldade de assimilar conteúdos, podendo também se manifestar de formas mais acentuadas como dificuldade para dormir, tensão muscular, desconfortos estomacais, chegando até a crises de pânico e transtornos depressivos.

Segundo dado divulgados em 2017 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil foi apontado como o país com maior índice de pessoas que sofrem com transtorno de ansiedade sendo mais de 18,6 milhões de brasileiros (cerca de 9,3% da população).

São vários os fatores que podem causar a ansiedade, porém, a pressão sofrida pelos estudantes engrossa essa estimativa.

Essa situação é muito comum aos estudantes que estão vivendo a fase dos vestibulares.

A alta expectativa gerada em passar no vestibular para o curso almejado, a cobrança da família e da sociedade, a falta de tempo para estudar um grande volume de matéria e a autocobrança demasiada afetam o controle da ansiedade dos vestibulandos.

Uma imagem contendo livro, prateleira, interior, sentado Descrição gerada com muito alta confiança

Se você já passou por isso deve saber a sensação ruim que isto causa. Quanto maior a importância de aprovação numa prova, mais você vivenciará esses sintomas. Por isso, é importante identificar tais sintomas para que se tomem as medidas cabíveis e prevenir a ansiedade excessiva evitando assim um dano maior a saúde e ao seu desempenho, foco e concentração.

As sensações e emoções são relativas e variam de estudante para estudante, mas certamente você conseguirá avaliar isso para classificar quando julgar o sintoma exagerado.

Você pode começar se perguntando: "Minha tensão está me causando algum sintoma físico ou esgotamento emocional?”, "Como me sinto pensando na reação dos meus pais e nas pessoas ao meu redor se for mal em uma prova?”, "Qual tamanho do meu medo ter o desempenho abaixo do esperado em uma prova ou mesmo no vestibular?”, "Tenho dificuldades para estudar pensando no resultado final?”.

Identificando e quantificando tais sintomas, torna-se possível incluir ações que previnam e evitem a ansiedade.

Algumas dicas valiosas de como controlar a ansiedade são:

     1.     Trabalhe a respiração para manter a calma e concentração nos estudos. Respirar de maneira correta, inspirando e expirando pelo nariz de forma lenta e profunda (não usar a boca para respirar). Controlando a respiração é possível oxigenar melhor o cérebro, reduzindo a pressão arterial e relaxando os músculos, causando uma diminuição significativa na sensação de angústia e inquietação, reduzindo então a ansiedade.

     2.     Tenha uma rotina de estudos. Organize um cronograma com horários e atividades pré-definidas, pois isso evita a sensação de "estar perdido” no tempo e nas matérias a serem estudadas.

     3.     Reavalie seu planejamento de estudos. Estou estudando de maneira correta? Estou sendo eficiente? Quais etapas terei que percorrer? Analise sua forma de estudos e veja se pode melhorar. Talvez seja necessário dividir os estudos em pequenos blocos que facilitarão no alcance de uma meta maior.

     4.     Evite a procrastinação. Siga o cronograma de estudos se forçando no princípio em cumprir fielmente o tempo designado para cada atividade. Depois que você começar, será mais fácil dar continuidade e fazer disso um hábito.

     5.     Converse com os familiares se julgar que estão cobrando resultados. Explique as dificuldades que está enfrentando nos estudos e peça paciência e compreensão, pedindo então apoio nessa fase.

     6.     Pratique exercícios físicos. Apenas meia hora caminhando já é o suficiente para ativar os sensores de prazer localizados no cérebro e fazer com que o corpo comece a liberar serotonina e endorfina, melhorando seu humor e aumentando a sensação de felicidade.

     7.     Tenha uma alimentação saudável. A quantidade adequada de nutrientes é essencial para manter o bem-estar e a concentração nos estudos. Alguns alimentos e chás inclusive ajudam a reduzir a ansiedade e eliminar o estresse.

     8.     Durma a quantidade necessária de horas por noite. Não adianta ficar sem dormir para estudar achando que renderá mais. Nosso corpo tem necessidade de descanso e as horas dormidas são fundamentais para nosso raciocínio e desempenho.

Passar numa prova ou no vestibular de sua preferência é um desafio e só será conquistado se você mantiver o foco, concentração e dedicação ao estudo.

É necessário controlar a ansiedade durante a preparação para que a sensação de insegurança e medo não atrapalhem a conquista deste desejo.

 Lembre-se, não será uma etapa fácil e muitos obstáculos surgirão no meio do caminho, mas mantenha-se sempre calmo, centrado e focado no seu objetivo.

Tenha paciência e disciplina, aceite essa fase como um estímulo e procure trabalhar seu cérebro a seu favor, de maneira a minimizar a ansiedade que é tão prejudicial à saúde física e mental.

Flávia Rocha (ex-aluna do Colégio Exatus) e Luana Lie são Coaches Vocacionais e de Carreira da Realiza Insight, com formação pelos melhores institutos do Brasil. Elas escrevem para o Portal Exatus todas as sextas-feiras e realizam o trabalho de coaching em grupo com os alunos do EM do Colégio Exatus.


 

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