Autoconhecimento e a Escolha da Profissão

Fazer uma escolha errada pode custar muito dinheiro, tempo e até felicidade.

O autoconhecimento e a escolha da profissão

Você já parou para pensar quais as consequências de terminar o primeiro semestre da faculdade querendo desistir do curso?

Ou chegar ao último ano e a sua única vontade ser a de abandonar aquela profissão que vem estudando há alguns anos?

Ou, ainda, ingressar no mercado de trabalho sem se enxergar futuramente atuando na área?

Além da evidente e volumosa perda financeira, já pensou o quanto isso te frustraria como pessoa e profissional?

Não é só o bolso que vai doer, mas também vai existir a dor emocional e a dor da sensação de tempo perdido.

É por isso que, neste conteúdo, iremos explicar qual a importância e o impacto do autoconhecimento na decisão de uma carreira.

Descrição: Resultado de imagem para autoconhecimento e escolha de carreira

Quantas vezes te perguntaram a respeito de você, ou você mesmo já se perguntou algo que, a princípio, parecia tão simples em ser respondido e que, no final das contas, você gaguejou ou não soube responder muito bem?

Ou será que nunca te pararam e nem você nunca parou para responder tais questões?

E aqui estamos falando de perguntas que nos primeiros milésimos de segundos podem soar extremamente simples já que elas retratam quem, de fato, você é.

Não era para ser o assunto mais simples do mundo? Pois é, mas a realidade não é bem assim.

O que costuma acontecer, após alguns segundos à pergunta, é vir à tona respostas rasas, curtas, repletas de "não sei”, "não tenho” ou que não são fiéis a quem você é.

"O que você tem paixão em fazer?”

"Quais são as atividades que você faz muito bem feito?”

"O que de verdade é importante para você? Quais são seus valores mais fortes?”

Quer saber o quanto você se conhece neste exato momento?

Então te convido para um exercício bem simples: responda às perguntas acima com a maior transparência e espontaneidade possíveis.

Foi fácil? Foi difícil?

Se alguém que te conhece muito bem lesse suas respostas, essa pessoa saberia que se trata de você?

Agora, com base nestas respostas, você é capaz de se dar uma nota de 0 a 10 para definir seu grau atual de autoconhecimento.

E, independente de qual seja ele, de uma coisa você já pode ter certeza: você é uma pessoa repleta de inúmeras habilidades, talentos, interesses e muito mais. Você pode apenas não tê-los descoberto ainda.

Isso é autoconhecimento.

Ou seja, é você conhecer suas características, qualidades, imperfeições e tudo aquilo que caracteriza o indivíduo por si próprio.

Assim, fica simples entender que a relação de tudo que falamos até aqui com a escolha de uma carreira é muito interligada, certo?

Afinal, como ser bem-sucedido nessa escolha se você não souber relacionar suas características mais positivas e suas preferências com uma profissão que se encaixa a tudo isso?

Quando falo em ser bem-sucedido, quero dizer em gostar todos os dias do que faz, evoluir pessoal e profissionalmente dentro da carreira escolhida, sentir-se feliz e, claro, ter um retorno financeiro que atenda ao seu estilo de vida e aos seus sonhos.

Quando nos dedicamos àquilo que realmente temos brilhos nos olhos, o caminho de toda a evolução na carreira fica muito mais simples em ser percorrido e essa jornada de desafios constantes se torna muito mais agradável.

Até porque, ao longo da vida, passamos tanto tempo dedicados ao trabalho, que nada mais justo do que tornar esta atividade em algo prazeroso, na qual você encontra sentido.

Descrição: Imagem relacionada

Se conhecer não é só ser alguém ciente de suas potencialidades, mas também é saber tudo aquilo em você que é preciso desenvolver, entender como é possível melhorar e, principalmente, entrar em ação.

Por exemplo: você descobre que tem afinidade com o curso de turismo, mas possui certa dificuldade em assimilar nomes de cidades e países.

O que fazer a partir daí? É importante traçar uma estratégia para desenvolver essa questão desde já.

Ter consciência das atitudes e situações que não gostamos ou apresentamos certa dificuldade é tão importante quanto o contrário.

Até porque, diante de incontáveis profissões, excluir aquilo que não gostamos significa boa parte do caminho. Será que está fazendo sentido para você?

Mais do que a aplicação de um simples teste vocacional que vai te mostrar em pouquíssimos minutos quais carreiras você deveria seguir, será no processo de autoconhecimento onde você mesmo descobrirá suas próprias respostas e, portanto, o que caminho que deseja seguir.

Com o auxílio de técnicas de coaching, ferramentas, dinâmicas, reflexões, vídeos e todo o suporte necessário, você conseguirá alinhar quem é, com aquilo que gosta, tem habilidade e a profissão ideal.

É assim que acontece a 1ª etapa do nosso processo de coaching vocacional.

E foi pensando nisso, que o Colégio Exatus está trazendo uma grande novidade aos seus alunos: em parceria com a Realiza Insights – Coaching Vocacional e de Carreira, estão abertas as inscrições para formar grupos de coaching vocacional a serem realizados dentro do próprio colégio com os alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Este é o momento mais que ideal para trabalhar a escolha profissional e, assim, evitar todas as dores citadas no início deste artigo.

Afinal, o vestibular se aproxima cada vez mais e com este trabalho queremos proporcionar aos alunos e também aos pais a sensação impagável de uma escolha profissional acertada e, consequentemente, bem- sucedida.

Não perca tempo e faça já a sua inscrição.
Inscrições válidas até: 02/03/18.
> Início do processo de coaching vocacional em grupo: Março de 2018.

INSCREVA-SE-AQUI

Flávia Rocha (ex-aluna do Colégio Exatus) e Luana Lie são Coaches Vocacionais e de Carreira, com formação pelos melhores institutos do Brasil. Elas escrevem para o Portal Exatus todas as sextas-feiras e realizam o trabalho de coaching em grupo com os alunos do EM do Colégio Exatus