Como transformar uma habilidade em talento?

Uma habilidade, por si só, não representa nada e não faz ninguém evoluir. Saiba como fazer uma habilidade se transformar em um talento de verdade.

Compartilhe essa página

Como transformar uma habilidade em talento?

Descrição: Uma imagem contendo grama, bola, jogo esportivo, futebol, gerada com muito alta confiança. Exatus Colégio e VestibularesQuando você desempenha uma atividade de forma impecável, todos falam que você tem talento para tal atividade. Esse talento nada mais é que uma habilidade que foi desenvolvida e aperfeiçoada.

Por exemplo, para os jogadores de futebol, não basta apenas gostar de jogar com os amigos aos finais de semana, pois para ser realmente considerado um jogador talentoso ele precisa ter paixão pelo que faz, ser disciplinado, bastante comprometido e ainda treinar suas habilidades com a bola.

Portanto, podemos dizer que talento é: sua habilidade (que é nata) + seu conhecimento adquirido com as experiências vividas + seu foco + sua dedicação + seu esforço.

Em outras palavras, uma habilidade por si só não representa nada e não faz ninguém evoluir se não for exercitada para se tornar um talento de verdade. Conforme dito no artigo "Competência e habilidade é a mesma coisa?” [para ler esse artigo CLIQUE AQUI], você pode desenvolver inúmeras habilidades ao longo da sua vida e fazendo isso, você acaba evoluindo na sua vida social e também na profissional.

Provavelmente, por algumas vezes você já deve ter dito a frase: "Não faço tal atividade, pois não levo o menor jeito para isso” ou "Não consigo fazer tal atividade, porque não tenho habilidade”.

Isso é muito comum nas pessoas que não tem vontade de aprender algo novo, não querem crescer, buscam fugir de alguma responsabilidade, ou apenas se limitam em suas aptidões naturais.

CONTINUA ABAIXO DAS DICAS DE ARTIGOS...


LEIA TAMBÉM:

- Competência e Habilidade é a mesma coisa?
- Você já ouviu falar em Mapas Mentais?

- Faça agora tudo que tem que ser feito.
- Como aumentar a velocidade de leitura?
- Adquirindo boas práticas de estudos.
- Criando tempo na sua agenda.
- Entender um mal hábito pode alavancar seus estudos?


E então a dúvida que fica é: Como transformar uma habilidade em talento?

Primeiramente, quando você já tem uma habilidade nata, ela deve ser potencializada através de estudos e práticas constantes. Você pode, por exemplo, assistir vídeos tutoriais, ler livros sobre o assunto, procurar cursos que te auxiliem nesse desenvolvimento ou até mesmo conversar com quem tem mais experiência para, a partir disso, praticar novas atitudes.

Mantenha o foco nas suas aptidões naturais, porém, não faça disso um elemento limitante e um motivo para perder a chance de desenvolver novas habilidades. Isso pode ser uma peça chave para o fortalecimento de um grande e importante talento.

Descrição: Uma imagem contendo quadro-negro, texto, homem. Exatus Colégio e VestibularesJá no caso de não ter tal habilidade nata, deve-se primeiramente reconhecer e agir a fim de criar motivação para, em seguida, treinar de forma constante e gradual.

Para essas habilidades que deseja aprimorar, faça o seguinte exercício: liste pelo menos 3 habilidades que gostaria de desenvolver nesse momento. Em seguida, identifique as estratégias que podem fazer com que você desenvolva tais habilidades. É essencial que também estabeleça um prazo alcançável para isso acontecer, além de praticar e estudar constantemente.

É importante salientar que ninguém nasce preparado. Mesmo quem tem o talento nato necessita sempre desenvolver ou aprimorar seus talentos em um mercado onde sempre há o que ser aprendido e onde sempre existem pessoas que são melhores no que fazem do que nós, e que talvez até consideremos essas pessoas como nossa referência, ou seja, elas ocupam um lugar onde um dia queremos estar. E por falar nisso, é preferível enxergar quem é melhor que nós como um estímulo para sempre evoluirmos e não encarar isso como um aspecto negativo que nos deixa para baixo ou até inertes.

Por fim, é válido dizer que quem tem a habilidade nata e aprimora, ou seja, transforma em talento, acaba alçando grandes voos na vida. Ao passo que quem não tem tal habilidade, mas estuda, aprende e se esforça também consegue alcançar bons resultados. Mas, independente de qual seja seu caso, escolha qual caminho seguir, até porque ficar parado seria apenas o sinônimo de ser deixado para trás em um mundo que está em constante movimento e expansão.

 

Flávia Rocha (ex-aluna do Colégio Exatus) e Luana Lie são Coaches Vocacionais e de Carreira, com formação pelos melhores institutos do Brasil, e escrevem para o Portal Exatus, todas as Sextas-feiras.

Para mais informações sobre essas duas excelentes profissionais ou para esclarecer quaisquer dúvidas sobre carreiras, envie e-mail para mkt@colegioexatus.com.br.

Como transformar uma habilidade em um talento. Exatus Colégio e Vestibulares

 

Compartilhe essa página
Leia também:
we.digi - agência digital
Copyright © 2018 Todos os direitos reservados: Exatus Colégio e Vestibulares - Tatuapé