Multitarefa: Ser ou Não Ser?

Será que você consegue ler este artigo até o final sem nenhuma interrupção?

Compartilhe essa página

Você é Multitarefa?

Será que você consegue ler este artigo até o final sem nenhuma interrupção? Sem checar aquela mensagem no seu celular, sem conferir as novas fotos postadas pelos seus amigos no Instagram, sem abrir o e-mail que acabou de chegar e sem começar a conversar com alguém que esteja próximo?

O desafio está lançado!

Multitarefa - Ser ou Não Ser? | Exatus Colégio e VestibularesVamos primeiro levantar o significado mais básico e literal de ser multitarefa. Poderíamos dizer que se trata apenas das pessoas que ao menos tentam realizar mais do que uma atividade simultaneamente.

Veja este exemplo prático: imagine que você tenha uma novidade para contar a um amigo no exato momento em que ele está mexendo no celular.

Essa pessoa com quem você começa a conversar irá demorar pelo menos alguns segundos para esboçar uma reação (quem dirá te aconselhar!), pois toda sua atenção estará focada em um assunto completamente diferente com outro indivíduo em seu aparelho eletrônico.

Na prática, leva um tempo até ela se desligar daquele tema e se conectar com o que você disse, processar o assunto novo e aí sim, ser capaz de falar sua opinião.

Ou mesmo que ela consiga responder a mensagem em seu celular ao mesmo tempo em que comenta sobre o que você acabou de contar, algo não sairá bem feito. E vamos combinar que, no fundo, a sensação é horrível para os dois, concorda?

Tanto para quem não é ouvido como para quem acreditou por um momento que seria possível fazer, literalmente, as duas coisas ao mesmo tempo.

E se ainda pensarmos em alguém que no mesmo segundo em que responde um e-mail, finaliza uma apresentação? Essa situação também é bem difícil imaginar se realizando em conjunto. Afinal, em ambos os casos, o que normalmente acontece é, no máximo, uma alternância de tarefas e este é oconceito de multitarefa que iremos discutir neste artigo.

Se você é como milhões de pessoas, certamente já quis ou pelo menos ousou ser multitarefa, ou seja, tentou dar conta de algumas atividades em paralelo e é bem capaz que até tenha conseguido concluí-las alternando uma e outra.

Porém, provavelmente você deve ter sentido quedesprendeu muito mais esforço avançando um pouco em cada uma dessas tarefas e assim perdeu mais tempo do que ganhou. Além disso, você pode ter notado baixa qualidade em suas execuções, pois uma quantidade maior de energia foi consumida, o que trouxe um cansaço mental enorme ao final do dia.

Quando você alterna seu foco em atividades distintas ocorre um prejuízo na memória e no raciocínio, o que leva à queda de desempenho. Então, como realizar tantas tarefas de maneira eficiente? O primeiro ponto é olhar para a questão da conectividade.

O que falar do mundo mega conectado em que vivemos hoje?Somos bombardeados por informações de todos os lados e de todos os tipos o tempo inteiro, ao mesmo passo em que o nível de exigência e a quantidade de afazeres aumentaram proporcionalmente. E para lidar com isso, você pode tentar se tornar a pessoa mais produtiva possível ao assumir a postura de um multitarefa.Mas, seria possível alternar entre várias atividades ao mesmo tempo e com eficiência? Você já deve desconfiar que não.

Já reparou que quanto mais você se conecta a todo instante em suas redes sociais, mais se esquece do seu momento presente e acaba por até querer fazer duas coisas ao mesmo tempo só que sem êxito?

Hoje em dia, é muito fácil encontrar um grupo de amigos que está visitando uma determinada cidade pela primeira vez e, ao invés de priorizar a vivência das novas experiências, eles parecem sempre se preocupar muito mais em registrar tudo no celular tentando, em paralelo e de maneira secundária, viver aquele momento.

Será que ambas as atividades conseguem ser bem executadas?

Multitarefa - Ser ou Não Ser? | Exatus Colégio e VestibularesPrioridade é a palavra-chave para levar uma vida mais produtiva.

Neste sentido, não dá para levar uma vida tão conectada porque cada vez mais ela vai tender a exigir de você o lado multitarefa. Então fique esperto quanto a isso.

Das próximas vezes que você for viver uma experiência nova, procure se desconectar do seu celular (nem que para isso seja preciso definir um tempo específico).

Outro exemplo é quando vamos assistir a um show de um artista que adoramos. Tornou-se muito comum as pessoas se preocuparem bem mais em registrar tudo em fotos e vídeos, deixando em segundo plano aproveitar seu ídolo que está em cima do palco e diante de você.

Sempre que intercalamos atividades, mais tempo é necessário para concluí-las e, inevitavelmente, pelo menos uma delas terá seu foco e resultado prejudicados. Está em suas mãos escolher o que é mais importante priorizar.

Prioridade é a palavra-chave para levar uma vida mais produtiva.

 Agora que você já sabe que é necessário definir prioridades para ser um multitarefa eficiente, veja como você pode fazer isso. 

Trabalhe sua organização e concentração. O que você precisa saber é como você se organiza e se concentra melhor, pois será necessário reorganizar sua agenda para conseguir priorizar tarefas. Para isso, você pode descobrir o que se encaixa melhor ao seu estilo de vida: se é montando uma lista diária ou semanal de atividades. Algumas pessoas lidam melhor planejando sua semana todas às sextas-feiras ou aos domingos.

Outras pessoas preferem fazer isso todas as noites. Independente de qual seja seu estilo, sempre coloque todas as atividades no papel e separe-as por categorias e ordem de prioridade. Não se esqueça de descartar o que for desnecessário e delegar tudo aquilo que for possível. É importante também ser realista já que ao mesmo tempo em que não adianta elaborar uma lista imensa de tarefas impossíveis de serem cumpridas, você precisa usufruir muito bem do seu tempo.

Multitarefa - Ser ou Não Ser? | Exatus Colégio e VestibularesJá pensou quantas horas você economizaria se começasse e terminasse a mesma atividade sem interrupções?

Vá implantando essa ideia cada vez mais no seu dia a dia. A diferença na sua produtividade com certeza será enorme.

Neste artigo você deve ter aprendido que a melhor versão de um multitarefa é aquela que se concentra e realiza uma coisa por vez.

Assim, ao final de um dia, será possível checar tudo que foi feito do seu começo ao fim, com qualidade e sem desperdício de tempo.

Parabéns se você leu este artigo sem ter feito outras tarefas em conjunto. Você deve ter percebido que isso lhe trouxe mais concentração e mais conteúdo foi absorvido em menos tempo.

E lembre-se sempre: você não é mais produtivo apenas porque faz muitas coisas ao mesmo tempo.

Flávia Rocha (ex-aluna do Colégio Exatus) e Luana Lie são Coaches Vocacionais e de Carreira, sócias da Realiza Insights com formação pelos melhores institutos do Brasil. Elas escrevem para o Portal Exatus todas as sextas-feiras e realizam o trabalho de coaching em grupo com os alunos do Ensino Médio do Colégio Exatus.Multitarefa - Ser ou Não Ser? | Colégio Exatus | Exatus Colégio e Vestibulares

Compartilhe essa página
Leia também:
we.digi - agência digital
Copyright © 2018 Todos os direitos reservados: Exatus Colégio e Vestibulares - Tatuapé