Será que aquela profissão é do jeito que eu penso?

Compartilhe essa página

Imagem relacionadaSerá que aquela profissão é do jeito que eu penso?

Hoje em dia é muitíssimo comum as pessoas fazerem uma breve pesquisa sobre um produto ou serviço de interesse, sobre um lugar específico, um determinado tema ou, ainda, a respeito de alguém. A velocidade e a expansão das informações juntamente com sua facilidade cada vez maior de acesso, tornaram as ferramentas de busca e redes sociais como as principais e mais rápidas fontes de pesquisa. É por meio delas que as informações que você busca são encontradas em questão de segundos. Essas são as pesquisas instantâneas e diárias realizadas milhões de vezes todos os dias e em situações cotidianas.

Mas, e quando falamos sobre uma pesquisa de verdade, aquela em que você mergulha em diversas fontes, descobre inúmeros desdobramentos sobre o tema, se dá conta de seus aspectos positivos e negativos fazendo você se tornar capaz em gerar um bom dossiê sobre o assunto e, ainda, conversar com propriedade sobre ele?

Neste sentido, você sabe quais são os princípios essenciais para uma boa pesquisa?

1)Curiosidade:uma forma de guiar sua linha de pesquisa é, primeiramente, levantar tudo que você tem curiosidade em descobrir sobre aquele assunto. O que é importante pesquisar? Aonde eu quero chegar?

 

2)Filtragem: recebemos um volume de informações tão, mas tão imenso, que é difícil até de mensurar. Para você ter uma ideia, a quantidade de informações armazenadas no mundo dobra a cada 2 anos e atingirá 40 trilhões de gigabytes em 2020, segundo números do Gartner e IDC, importantes empresas de pesquisas. Portanto, além de considerar as fontes confiáveis, é também essencial identificar quais informações são realmente relevantes para o que está procurando.

 

Imagem relacionada

3)Pesquisar não é copiar: para uma pesquisa ser válida e fazer a diferença, você necessita interpretar todas as informações colhidas e importantes de maneira crítica. Leia todo o material, entenda-o e coloque-o em suas palavras. Você não é obrigado a concordar com tudo. Pelo contrário, se torna válido formar suas próprias conclusões baseadas em informações reais.

 

 

 

4) Além da Internet:você também tem outros meios para pesquisar que não seja somente a Internet. Visitas a lugares, contato direto com pessoas que dominam o assunto e até ligações são outros meios que te deixam mais próximo da realidade do que aquilo que é lido diante da tela do seu celular ou computador.

 

 

LEIA TAMBÉM:
- Como Transformar uma Habilidade em Talento?
- Competência e Habilidade é a mesma coisa?
- Você já ouviu falar em Mapas Mentais?
- Faça agora tudo que tem que ser feito.
- Como aumentar a velocidade de leitura?
- Adquirindo boas práticas de estudos.
- Criando tempo na sua agenda.
- Entender um mal hábito pode alavancar seus estudos?


Seguindo estas dicas, você irá ter grande facilidade em mergulhar na 3ª fase do processo de coaching vocacional, que são justamente as pesquisas sobre as faculdades de interesse e também sobre o mercado de trabalho das profissões. É aqui onde você irá entender os pontos de partida importantes da sua pesquisa, como: descobrir como é a infraestrutura da faculdade e o estilo de vida de determinada profissão. Sua curiosidade em descobrir mais informações relevantes também ajudará a elaborar e nortear suas pesquisas e as perguntas que fará ao entrar em contato com profissionais atuantes no mercado. Isso mesmo! Entrevistar pessoas que estão no mercado é a maneira mais prática de entrar no mundo da realidade das carreiras.

Fazer uso de fontes oficiais, ou seja, conhecidas no mercado, também traz maior credibilidade ao conteúdo pesquisado. Você também pode considerar comentários de alunos e ex-alunos quando estiver pesquisando a respeito das faculdades.

E quando dizemos que pesquisar não é simplesmente copiar, queremos dizer que não necessariamente você precise considerar todas as informações como verdades absolutas. Portanto, quanto tiver em mãos tudo que pesquisou sobre o mercado de trabalho, por exemplo, será necessário colocar tudo isso em dois lados da sua balança: de um lado aquilo que para você lhe parece vantajoso, e do outro lado tudo que você considerar como aspectos negativos, ou como desafios que enfrentará na profissão.

Imagem relacionada

Falando sobre a Internet, é claro que ela é uma grande e importante aliada, porém, não é a única. Quando você visita uma faculdade e vê tudo com seus próprios olhos ou quando você se depara com um depoimento real de um profissional atuante, você estará lidando com novas maneiras de enriquecer suas pesquisas e suas conclusões.

 

Portanto, a fase de pesquisas no coaching vocacional se soma e se encaixa perfeitamente ao conhecimento que você já terá adquirido de si próprio. Concluir estas pesquisas é o momento de juntar sua essência (aquilo que você é e gosta) com a realidade do mundo externo. Em poucas palavras, você estará prestes a finalizar a junção das peças do que podemos dizer ser o seu quebra-cabeça para a escolha bem-sucedida da sua carreira.

Compartilhe essa página
Leia também:
we.digi - agência digital
Copyright © 2018 Todos os direitos reservados: Exatus Colégio e Vestibulares - Tatuapé