Será que aquela profissão é do jeito que eu penso?

Imagem relacionadaSerá que aquela profissão é do jeito que eu penso?

Hoje em dia é muitíssimo comum as pessoas fazerem uma breve pesquisa sobre um produto ou serviço de interesse, sobre um lugar específico, um determinado tema ou, ainda, a respeito de alguém. A velocidade e a expansão das informações juntamente com sua facilidade cada vez maior de acesso, tornaram as ferramentas de busca e redes sociais como as principais e mais rápidas fontes de pesquisa. É por meio delas que as informações que você busca são encontradas em questão de segundos. Essas são as pesquisas instantâneas e diárias realizadas milhões de vezes todos os dias e em situações cotidianas.

Mas, e quando falamos sobre uma pesquisa de verdade, aquela em que você mergulha em diversas fontes, descobre inúmeros desdobramentos sobre o tema, se dá conta de seus aspectos positivos e negativos fazendo você se tornar capaz em gerar um bom dossiê sobre o assunto e, ainda, conversar com propriedade sobre ele?

Neste sentido, você sabe quais são os princípios essenciais para uma boa pesquisa?

1)Curiosidade:uma forma de guiar sua linha de pesquisa é, primeiramente, levantar tudo que você tem curiosidade em descobrir sobre aquele assunto. O que é importante pesquisar? Aonde eu quero chegar?

2)Filtragem: recebemos um volume de informações tão, mas tão imenso, que é difícil até de mensurar. Para você ter uma ideia, a quantidade de informações armazenadas no mundo dobra a cada 2 anos e atingirá 40 trilhões de gigabytes em 2020, segundo números do Gartner e IDC, importantes empresas de pesquisas. Portanto, além de considerar as fontes confiáveis, é também essencial identificar quais informações são realmente relevantes para o que está procurando.

Imagem relacionada

3)Pesquisar não é copiar: para uma pesquisa ser válida e fazer a diferença, você necessita interpretar todas as informações colhidas e importantes de maneira crítica. Leia todo o material, entenda-o e coloque-o em suas palavras. Você não é obrigado a concordar com tudo. Pelo contrário, se torna válido formar suas próprias conclusões baseadas em informações reais.

4) Além da Internet:você também tem outros meios para pesquisar que não seja somente a Internet. Visitas a lugares, contato direto com pessoas que dominam o assunto e até ligações são outros meios que te deixam mais próximo da realidade do que aquilo que é lido diante da tela do seu celular ou computador.