Competência e habilidade é a mesma coisa?

Competência e habilidade é a mesma coisa?

Muito se fala a respeito das competências e habilidades imprescindíveis para uma carreira promissora. Mas, antes de qualquer coisa, você conhece as diferenças entre estes termos? Neste artigo, iremos explicar de forma simples o que diferencia uma habilidade de uma competência, qual a importância de se trabalhar isso desde agora e como você, aluno, pode começar a identificar as características que já possui.

Vamos às definições?

Habilidade é sinônimo de aptidão ou dom. É a sua capacidade em realizar algo. Por exemplo: você pode ser habilidoso em se manter concentrado lendo um livro em um ambiente bem barulhento. Você pode ter a habilidade de fazer cálculos, ou ainda, ser hábil em aprender novos idiomas.

Você pode tanto já ter nascido com certas facilidades em realizar algumas atividades quanto também pode desenvolver inúmeras habilidades ao longo da sua vida. O fato é que habilidade é uma característica que te faz se destacar entre os demais.

Já a competência é o conjunto de determinadas habilidades. Uma competência tem relação com a solução de um problema específico onde você precisa reunir algumas habilidades para ter êxito naquela situação. Vamos exemplificar!

Você está reunido com seu grupo de amigos para discutir e avançar em um trabalho feito em conjunto. Um de seus amigos discorda da ideia do outro e assim se inicia uma discussão onde ninguém escuta mais ninguém.

CONTINUA ABAIXO DAS DICAS DE ARTIGOS...

OUTROS ARTIGOS QUE PODEM INTERESSAR

- Você já ouviu falar em Mapas Mentais?
- Faça agora tudo que tem que ser feito.
- Como aumentar a velocidade de leitura?
- Adquirindo boas práticas de estudos.
- Criando tempo na sua agenda.
- Entender um mal hábito pode alavancar seus estudos?

Se você possui a habilidade de comunicação, terá a chance de colocar alguma ordem no grupo. O que não quer dizer que tenha total competência para resolver a situação, pois, para lidar com isso, geralmente é preciso mais do que uma boa comunicação: é necessário também ter espírito de liderança, saber escutar cada integrante, identificar problemas relevantes, extrair as melhores ideias e também sugerir suas próprias ideias e soluções.

Se tudo isso for colocado em prática de maneira conjunta, você terá chances bem maiores para fazer com que o trabalho em grupo tome seu melhor rumo. Portanto, para ser competente em algo, você precisa reunir algumas habilidades de maneira que elas caminhem em paralelo.

Competência e Habilidade

Agora que você sabe que se tratam de termos com significados distintos, você pode listar quais são suas principais habilidades e competências.

Para começar a identificar suas habilidades, pense em tudo aquilo que você executa muito bem e que são suas características mais positivas.

Pode ser que você seja uma pessoa que escreve com desenvoltura, que tem a habilidade de fazer resumos de estudos de fácil assimilação ou ainda você pode ser aquele aluno com habilidade para desenhos.

E para entender melhor quais são suas principais competências, pense e liste situações de desafios que viveu e que você se saiu muito bem. A partir disso, você vai notar uma série de habilidades suas que utilizou e que ditam uma determinada competência.

Começar a entender e conhecer de fato suas reais habilidades e competências é muito importante para sua vida profissional que está logo aí. Até porque, como dito no início deste artigo, você pode desenvolver inúmeras habilidades ao longo da sua vida. E o melhor tempo de preparo que você tem é agora, enquanto estudante.

Além disso, fazendo isso você acaba evoluindo também na sua vida social que, essencialmente, está na maneira como você lida e resolve todo e qualquer problema (do mais simples ao mais complexo) até na sua forma de conduzir relações, sejam com seus amigos, colegas ou com sua família. Inclusive, estes são pontos muito valorizados em incontáveis situações cotidianas e que, não por coincidência, também são extremamente requisitados no mercado de trabalho.

Flávia Rocha (ex-aluna do Colégio Exatus) e Luana Lie são Coaches Vocacionais e de Carreira, com formação pelos melhores institutos do Brasil, e escrevem para o Portal Exatus, todas as Sextas-feiras.

Para mais informações sobre essas duas excelentes profissionais ou para esclarecer quaisquer dúvidas sobre carreiras, envie e-mail para mkt@colegioexatus.com.br.