Como aumentar a velocidade de leitura?

Este artigo é para você que quer ler mais rápido ao mesmo tempo em que precisa assimilar as informações passadas. Algumas técnicas podem te ajudar bastante.

Compartilhe essa página

Algumas técnicas podem te ajudar bastante. Mas, antes de colocar em prática qualquer uma delas, determine qual é o seu objetivo: encontrar a resposta para uma questão específica, entender o tema central tratado ou, ainda, se aprofundar em todo o conteúdo a fim de uma boa preparação para a prova.

Quando você precisa encontrar informações específicas no texto, como é o caso de achar a resposta de uma determinada pergunta, o scanning pode fazer diferença. Ele ajuda o leitor a obter informações de um texto sem ler cada palavra, fazendo uma rápida visualização do conteúdo, como um scanner. Você deve mover os olhos de cima para baixo na página, procurando por palavras chaves, frases específicas ou ideias. Após "escanear” o documento, você pode usar a técnica de skimming.

Se o objetivo é identificar rapidamente a ideia central do texto, a técnica skimming pode ser usada quando há um grande volume de material para ler em pouco tempo. Esta técnica funciona bem não somente para encontrar a ideia principal, mas ainda para verificar se um artigo pode ser de interesse em sua pesquisa. Para isso, preste atenção nas primeiras e últimas frases do material e também no próprio layout do texto, nos subtítulos e nas palavras em negrito ou itálico. Estes são bons indícios para onde você pode focar sua atenção e assim encontrar e compreender a essência do conteúdo.

Agora se você precisa analisar cada palavra de um texto para a leitura de um conteúdo mais denso, o meta guiding pode ser utilizado. Com uma caneta ou outro objeto com ponta, siga cada palavra enquanto lê, guiando os olhos. Isso elimina a possibilidade de distrações e acelera a leitura, aumentando sua capacidade de foco e absorção. Aqui é importante salientar que a leitura mais rápida precisa trazer assimilação de conteúdo. Não adianta ler correndo para terminar o assunto sem entender os termos técnicos.

Outro método eficiente para compreender um conteúdo completo é ler um capítulo, fechar o livro e tentar se lembrar do conteúdo sem consultar. Quando for realizar esta última parte, você pode fazer isso em voz alta.

A leitura para estudo é diferente de uma leitura de um livro de ficção, já que enquanto você estuda, a leitura pode ser feita de forma não linear, ou seja, você pode desmontar o conteúdo denso em fatias menores para digerir as informações em etapas.

Todas estas técnicas têm o intuito de tornar seus momentos de estudos muito mais produtivos. Aos poucos, você pode colocá-las em prática respeitando sua real necessidade do momento. E acima de tudo, o mais importante é ter em mente de que a qualidade na compreensão dos estudos é insubstituível, e que agora ela pode ser potencializada com técnicas que somam esta qualidade à otimização de tempo.

 Flávia Rocha (ex-aluna do Colégio Exatus) e Luana Lie  são Coaches Vocacionais e de Carreira, com formação pelos melhores institutos do Brasil, e escrevem para o Portal Exatus, todas as Sextas-feiras. Para mais informações sobre essas duas excelentes profissionais ou para esclarecer qualquer dúvidas sobre carreiras, envie e-mail para mkt@colegioexatus.com.br.

 

 

Compartilhe essa página
we.digi - agência digital
Copyright © 2017 Todos os direitos reservados: Exatus Colégio e Vestibulares - Tatuapé