Criando tempo na sua agenda

Sabe aquela sensação de se sentir improdutivo ao fazer a mesma coisa duas vezes porque na primeira vez você não estava concentrado? Nós ajudamos você a encontrar formas de obter melhores resultados. Saiba mais...

Compartilhe essa página

Administração do Tempo: Criando tempo na sua agenda

Sabe aquela sensação de se sentir improdutivo ao fazer a mesma coisa duas vezes porque na primeira vez você não estava concentrado? Aposto que você se lembra de uma situação parecida.

Pode ser naquela hora em que você leu o trecho de um livro sem compreender o conteúdo e não teve outra saída senão ler tudo de novo, ou ainda quando você tentou escrever uma redação alternando momentos de concentração com um jogo no aplicativo do seu celular.

Neste último exemplo, inclusive, você provavelmente usou mais tempo apenas para voltar a se concentrar. E mais: se o que estava fazendo era uma tarefa muito complicada, estudos recentes da Microsoft mostram que é preciso cerca de 15 minutos apenas para retomar a concentração.


Seja um destes o seu caso ou qualquer outra situação similar que tenha pensado, fica claro imaginar o quanto aquela atividade poderia ter sido feita numa só vez e em um período de tempo bem menor do que realmente gastou.

Quando você alterna algumas tarefas ou quando conversa com um amigo ao mesmo tempo em que tenta realizar uma pesquisa para seu trabalho de escola, fica confuso para a sua mente entender em qual atividade tem que se concentrar. Nos primeiros minutos que você largou a conversa para fazer a tal pesquisa, no fundo você ainda está pensando sobre um determinado comentário que seu amigo te contou. 

E agora que você já conhece a importância de realizar uma tarefa por vez e até o fim, talvez esteja se perguntando como fazer para que aquela única tarefa seja feita de maneira realmente produtiva, ou seja, com você utilizando o tempo necessário e obtendo resultados (vamos considerar aqui a boa assimilação nos conteúdos de estudos).

Primeiro você precisa descobrir quanto tempo é capaz de se manter concentrado ao ler uma apostila sem interrupções. 40 minutos? 1 hora? 2 horas?

Experimente fazer este teste e descubra a partir de quanto tempo você se percebe cansado ou distraído. Com isso claro, você já pode definir blocos de estudos com o tempo que descobriu ser produtivo de verdade para você. E entre estes blocos de estudos, é possível fazer breves intervalos para recuperar o fôlego.

E para que esta dica funcione, seja sincero com você mesmo. Não seja bonzinho demais com o limite de tempo para estudar de uma só vez, mas também não exija demais estabelecendo um período além do que é produtivo para o seu bom desempenho. Calibre a sua dosagem produtiva de estudos porque cada um tem a sua, no entanto, o desafio é para todos. 

Nos próximos artigos, falaremos mais sobre outras maneiras de ter mais foco e ser mais produtivo no seu dia a dia.

Flávia Rocha (ex-aluna do Colégio Exatus) e Luana Lie  são Coaches Vocacionais e de Carreira, com formação pelos melhores institutos do Brasil, e escrevem para o Portal Exatus, todas as Sextas-feiras. Para mais informações sobre essas duas excelentes profissionais ou para esclarecer qualquer dúvidas sobre carreiras, envie e-mail para mkt@colegioexatus.com.br.

Compartilhe essa página
Leia também:
we.digi - agência digital
Copyright © 2017 Todos os direitos reservados: Exatus Colégio e Vestibulares - Tatuapé