Entender um mau hábito pode alavancar seus estudos?

Nós respondemos as perguntas que, provavelmente, você já se fez: Como posso estudar mais em menos tempo? Como manter o foco durante o tempo de estudo diante de tantas distrações? Como melhorar o desempenho nas provas?

Compartilhe essa página

Entender um mau hábito pode alavancar seus estudos?

Você, aluno, que está perto de prestar o vestibular ou simplesmente está se preparando para uma prova do colégio, muito provavelmente já se perguntou:

  • Como posso estudar mais em menos tempo?
  • Como manter o foco durante o tempo de estudo diante de tantas distrações?
  • Como melhorar o desempenho nas provas?

Numa pesquisa rápida pela internet, é possível encontrar livros, aplicativos de celular, além de dicas, estratégias e até softwares que prometem ajudar e facilitar a vida do estudante.

Estudos: Como entender um mau hábito pode alavancar seus estudos?

O grande problema é que não há uma fórmula mágica, porque tudo dependerá de você, aluno, decidir mudar seu hábito, suas atitudes. Isso sim te fará uma pessoa mais produtiva e focada.

Por isso, é essencial primeiro entender o que te leva a ter um hábito ruim, que pode ser desde aquela hora sempre reservada aos estudos e que acaba se transformando em conversas aleatórias e infinitas pelo WhatsApp ou ainda adiar a leitura de um livro porque o que está passando na TV parece ser mais interessante e não vai te exigir esforço mental.

O que acontece é que estes hábitos que acabamos de citar te levam a uma ou mais recompensas. E neste caso, pode ser simplesmente o bem estar em adiar ao máximo a sensação de ansiedade por uma prova ao substituir o momento que era para ser de estudos por algum tipo de lazer ou distração.

A partir do momento que entende a recompensa que está por trás de um mau hábito, você é capaz de instalar um novo hábito que te traga a mesma recompensa. Talvez possa se comprometer a estudar um pouco por dia e ainda separar um período específico (e após os estudos) para ver seus amigos ou navegar na internet. Aqui, seu presente por finalizar os estudos do dia é usufruir daquilo que você gosta.

Dessa maneira, você não abre mão de nada, pois foca em uma atividade por vez, conseguindo equilibrar sua rotina de estudos com o que até então eram somente distrações.

Estudos: Como Estudar Mais em Menos Tempo?

Nossa concentração e atenção são únicas e limitadas. Por isso, não caia na ilusão de que se fizermos várias atividades ao mesmo tempo, seremos mais produtivos.

Quando você tenta fazer muitas coisas no mesmo instante, em nenhuma delas você estará dando seu máximo foco e dedicação.

Não focar nos estudos por priorizar todo o resto faz com que a compreensão do conteúdo seja prejudicada porque acaba sendo feita nos últimos instantes.

O resultado disso é que você ficará estressado sem ter o desempenho que poderia ter naquela atividade. Por isso, a primeira dica que deixamos é para que você equilibre seus dias entre estudos diários e lazer, onde cada um tem seu tempo de acontecer.

Nos próximos artigos, falaremos mais sobre outras maneiras de ter mais foco e ser mais produtivo no seu dia a dia.

Flávia Rocha (ex-aluna do Colégio Exatus) e Luana Lie  são Coaches Vocacionais e de Carreira, com formação pelos melhores institutos do Brasil, e escrevem para o Portal Exatus, todas as Sextas-feiras. Para mais informações sobre essas duas excelentes profissionais ou para esclarecer qualquer dúvidas sobre carreiras, envie e-mail para mkt@colegioexatus.com.br.

Compartilhe essa página
Leia também:
we.digi - agência digital
Copyright © 2017 Todos os direitos reservados: Exatus Colégio e Vestibulares - Tatuapé