Faça agora tudo que tem que ser feito!

Já pensou em conseguir fazer agora tudo que tem que ser feito?

Já pensou em conseguir fazer agora tudo que tem que ser feito?

Quão familiar estas frases soam para você?

"Amanhã eu juro que começo. Segunda-feira eu faço. Agora não, depois.”

Este é o típico comportamento de um procrastinador, que nada mais é do que um adiador de tarefas. Quem procrastina, deixa as atividades mais importantes sempre para depois, priorizando aquilo que não tem tanta importância. As atividades postergadas podem ser das mais diversas: não ler um capítulo do livro porque surgiu um passeio para fazer, não ajudar numa atividade doméstica em troca de mais horas de sono ou ainda adiar a ida à academia para passar algumas horas diante da TV.

E antes mesmo de deixar algumas dicas para você driblar a procrastinação, é interessante entender porque fazemos isso.

Nossa mente e nosso corpo são condicionados a se manterem na zona de conforto, isto é, em situações que já são automáticas para nós ou que desprendam maior sensação de prazer. É do ser humano procurar sempre pelo caminho mais fácil, dessa forma muita energia é economizada. A procrastinação traz essa sensação de alívio temporário imediato porque você deixa de fazer algo que até então considera chato ou uma mera obrigação, para fazer aquilo que realmente gosta. Nosso cérebro busca pelo que é prazeroso, então podemos dizer que se você não tomar cuidado, ele estará sempre te sabotando ao fazer com que esteja em busca de algo prazeroso para se manter ocupado enquanto você se enche de desculpas com a única intenção de trazer uma sensação de alívio e consolo.

E o que você ganha com tudo isso na prática? A recompensa de vivenciar uma experiência agradável. Por outro lado, se for pensar nas consequências negativas desse tipo de atitude, elas são facilmente vistas a curto, médio e longo prazos, pois, uma preparação para uma prova sempre deixada para mais tarde terá seu impacto sentido muito rapidamente. Além disso, pode ainda afetar sua produtividade, autoestima e causar ansiedade.

Agora que você sabe como funciona a tal da procrastinação, vamos deixar algumas dicas para você ficar bem distante dela:

1) Quando você mantém seu corpo em boas condições físicas, é natural ter mais energia e disposição para as atividades do dia a dia. Uma boa alimentação, prática de exercícios físicos e boas noites de sono entram na lista dos principais cuidados que você deve ter para manter seu foco e ritmo.

2) O ambiente é algo muito inspirador. Você é quem decide se ele vai te motivar ou não. E para que motive você, deixe este espaço sempre bem organizado, limpo, livre de barulhos e coisas que possam te distrair, como: TV, rádio e celular. Tudo porque as distrações são capazes de alimentar o lado procrastinador de qualquer um.

3) Sempre que estiver a ponto de deixar uma tarefa importante para depois, pare para pensar em como pode ser muito mais difícil e árduo realizar esta atividade depois. Você pode ter mais tempo livre depois que fizer o que tem que ser feito.

4) Já falamos em outro artigo que focar em uma só tarefa por vez é uma das maneiras eficientes para potencializar sua produtividade. Porém, é claro que ela não é a única. Sempre que você deixa algo importante de lado para fazer outras milhões de coisas que não são prioridades, acaba fazendo seu dia terminar com a sensação de ter empurrado tudo com a barriga. Portanto, se realmente não é possível fazer uma atividade por vez já que você costuma sempre procrastinar, escolha as tarefas que são mais importantes e procrastine entre elas, ou seja, passe o dia alternando entre essas atividades e nada além disso.

Agora você já possui todas as ferramentas em suas mãos: compreende melhor como seu corpo se comporta, entende o que faz ele se comportar daquele jeito e ainda aprendeu algumas maneiras de fugir da procrastinação. Sabe a única coisa que está faltando? Complementar o que você acabou de aprender com a prática no seu dia a dia! Bora lá?

Flávia Rocha (ex-aluna do Colégio Exatus) e Luana Lie são Coaches Vocacionais e de Carreira, com formação pelos melhores institutos do Brasil, e escrevem para o Portal Exatus, todas as Sextas-feiras. Para mais informações sobre essas duas excelentes profissionais ou para esclarecer quaisquer dúvidas sobre carreiras, envie e-mail para mkt@colegioexatus.com.br.