O Aluno que o Mercado de Trabalho está buscando

Muito mais que apenas a teoria, a parte comportamental vem sendo cada vez mais exigida daqueles que ingressam no mercado de trabalho.

Compartilhe essa página

O aluno que o mercado de trabalho está buscando

O aluno que o mercado de trabalho está buscando. Exatus Colégio e Vestibulares

Por um bom tempo, ter ótimos conhecimentos técnicos sobre a área de atuação era suficiente para ingressar no mercado de trabalho ou simplesmente para trocar de emprego. Hoje os tempos são outros e, muito mais que a teoria, a parte comportamental vem sendo cada vez mais exigida.

Porque será que isso aconteceu?

Notou-se que uma lacuna no conhecimento teórico poderia ser ensinada posteriormente à entrada do profissional na empresa, o que não acontece com algumas habilidades que, atualmente, são pré-requisitos básicos para todas as carreiras.

Está curioso para saber quais são elas? Nós vamos te contar.

Além disso, você, aluno, já encontrará meios de praticar e desenvolver estas habilidades que te ajudarão a se tornar um profissional bem sucedido. Aproveite o conteúdo praticando!

Ser comunicativo (tanto na forma escrita quanto na verbal).

Esta é uma das características mais valorizadas nos profissionais de hoje em dia. Você pode ser aquela pessoa com mais facilidade em se comunicar através da escrita do que oralmente, ou vice versa.

O importante é treinar ambas para desenvolver esta habilidade de maneira plena porque quem sabe se expressar muito bem tem grandes chances de alavancar o desempenho de equipes e do próprio lugar em que trabalha.

Como você já pode começar a fazer isso?

Vá se acostumando a expressar suas opiniões em diferentes situações e, claro, sempre respeitando os pontos de vista contrários ao seu.

Já para desenvolver a comunicação escrita, você pode começar a ler com frequência diversos tipos de literatura (biografias, romances, ficções, notícias, entre outros) a fim de ampliar seu vocabulário e seu leque de argumentações. 
O aluno que o mercado de trabalho está buscando. Exatus Colégio e Vestibulares
 
A criatividade é outra habilidade muito procurada no mercado. Ela nada mais é que um sinônimo para inovação. E inovar pode ser tanto inventar algo totalmente do zero quanto também descobrir novos caminhos para realizar as mesmas atividades.
 
É o famoso "pensar fora da caixa” que treina nosso cérebro a olhar sob um ângulo que muitos não enxergam. Porque com o crescimento de concorrentes e clientes cada vez mais exigentes, um profissional criativo realmente se torna diferenciado já que é ele quem tem grandes chances de alcançar maior sucesso ao conseguir resolver problemas complexos de forma inovadora.

O ARTIGO CONTINUA ABAIXO...

LEIA TAMBÉM:

 

Como você pode desenvolver sua criatividade desde já? 

Procure sempre estar aprendendo coisas novas. Seja pesquisando sobre um tema desconhecido, aprendendo a tocar um instrumento musical ou iniciando um curso. Você também pode começar a criar maneiras diferentes para realizar o que até então está acostumado a fazer do mesmo jeito.

Desenvolva seu pensamento crítico. Isso inclui você expressar suas próprias opiniões, fazer sugestões, analisar situações e estar sempre em busca de novas soluções.

O pensamento crítico desenvolve a capacidade de tomar decisões difíceis de maneira ágil, algo muito valorizado no mercado atual.

E como será isso na prática?

A partir de agora, sempre que assistir a um filme ou seriado, você pode escrever uma resenha apontando tudo que achou de positivo e de negativo e até escrever se mudaria algo na obra assistida.

Por falar nisso, as redes sociais ainda podem ser suas aliadas: talvez você prefira ir adiante e postar sua opinião para, assim, discutir saudavelmente com seus amigos e colegas.

A troca e o respeito a opiniões divergentes e a visão de novos pontos de vista com certeza elevarão seu pensamento crítico.

Mas, claro, faça isso sempre de maneira construtiva.

O aluno que o mercado de trabalho está buscando. Exatus Colégio e Vestibulares

Para finalizar, vamos falar sobre a habilidade em lidar com diferentes culturas.
 
Você mesmo, no colégio, muito provavelmente, vivencia isso todos os dias. Na realidade, em qualquer lugar do mundo, você vai se deparar com pessoas totalmente diferentes.

Esteja você em um curso de inglês, na academia, dentro da sala de aula ou na fila da padaria.

O respeito é a base para desenvolver esta habilidade, além de compreender que cada um tem muito a agregar uns aos outros: seja na vida escolar, social ou profissional.

Falando propriamente de mercado de trabalho, atualmente áreas distintas de uma empresa trabalham juntas em um mesmo projeto e, em inúmeros casos, o contato com equipes de outros países será constante.

Já imaginou quantas culturas diferentes estarão interligadas?

Saber lidar com tamanha diversidade está em alta e você pode começar a aprender mais sobre diferentes culturas seja através de pesquisas, viagens, blogs e pessoas.

Entender o porquê de certas tradições e pensamentos já é um passo valioso para compreender que as culturas são diferentes, mas não melhores ou piores quando as comparamos umas com as outras.

O mais bacana é que tudo isso que falamos neste artigo é totalmente possível de ser desenvolvido desde agora, pois, se você observar bem, cada situação do seu dia a dia é uma oportunidade para estas práticas.

Além disso, você também pode criar situações. Então estimule tais habilidades, não importando em qual grau você se encontra hoje em cada uma delas.

Isso não só te ajudará bastante ao longo da sua vida acadêmica, mas também será uma preparação extremamente valiosa para os seus primeiros passos profissionais

Flávia Rocha (ex-aluna do Colégio Exatus) e Luana Lie são Coaches Vocacionais e de Carreira, com formação pelos melhores institutos do Brasil, e escrevem para o Portal Exatus, todas as Sextas-feiras.

Para mais informações sobre essas duas excelentes profissionais ou para esclarecer quaisquer dúvidas sobre carreiras, envie e-mail para mkt@colegioexatus.com.br.

Compartilhe essa página
Leia também:
we.digi - agência digital
Copyright © 2018 Todos os direitos reservados: Exatus Colégio e Vestibulares - Tatuapé