Planejamento e Ação no Coaching Vocacional

Para alcançar suas metas você deve percorrer algumas etapas e ter muita disciplina para cumpri-las.

Planejamento e Ação no coaching vocacional

A importância de planejar e agir no caminho da decisão profissional.

Você já deve ter reparado que para alcançar suas metas de ser mais focado, mais produtivo, de passar no vestibular e até mesmo encontrar a profissão dos seus sonhos, que te traga felicidade, deve percorrer algumas etapas e ter muita disciplina para cumpri-las.

Resultado de imagem para como planejar

Em um dos nossos artigos, aqui no Portal Exatus, nós já falamos sobre a primeira etapa do processo de coaching vocacional, que é a do autoconhecimento.

Neste momento, você já terá conhecimentos dos seus valores, habilidades, paixões e competências. Agora, você deverá continuar evoluindo para alcançar o seu objetivo de maneira satisfatória.

Por isso hoje iremos falar sobre a segunda fase do processo de coaching vocacional que é a etapa que chamamos de Planejamento e Ação.

O foco desta etapa é fazer a limpeza de hábitos improdutivos e distrações do seu dia a dia ao amenizar ou retirar as atividades que não lhe ajudam no alcance do seu objetivo, colocando em seu lugar hábitos de organização e produtividade.

E para que isso aconteça, primeiramente, você construirá uma agenda realmente preparada para concentrar esforços em escolher uma carreira de maneira assertiva de modo que ela se encaixe com seu cotidiano recheado de estudos e provas.

Você deve começar a criar hábitos mais produtivos já que em breve necessitará de tempo para:

>> Se dedicar às pesquisas sobre o mercado de trabalho das profissões de interesse;

>> Focar nas matérias que necessitam de maior atenção. Sim, porque ao decorrer do coaching vocacional, suas opções profissionais ficarão cada vez mais claras e, consequentemente, você saberá em quais matérias precisará se empenhar mais no colégio.

Resultado de imagem para organizar agenda
Com isso, você se sentirá não só mais produtivo, mas também menos cansado por concentrar esforços naquilo que notou ser preciso. Ainda conseguirá tempo para desenvolver habilidades que descobriu serem necessárias e tempo também para as atividades de lazer.

Você vai se sentir com mais energia, disposição e autoestima por começar a encontrar a sua direção profissional que tem a ver com você, que você se identifica.

Ao terminar esta etapa, ficará nítido o aumento do empenho nos estudos para a conclusão do Ensino Médio. Isto inclui também o foco e a determinação para o ingresso no curso e na faculdade de maior interesse.

E, claro, você já estará se sentindo muito mais leve, conseguindo usar o tempo ao seu favor, causando um impacto extremamente positivo nos rendimentos dentro e fora da escola além de um comportamento positivo e perceptível a quem vê.

Não é à toa que esta fase se chama Planejamento e Ação, uma vez que você se torna mais determinado e organizado já que tudo não foi somente planejado, mas estará sendo posto em prática em forma de atitudes concretas, eficazes e, especialmente, que vão de acordo com o que você realmente estará descobrindo que deseja para si.

E foi pensando nisso, que o Colégio Exatus renovou a parceria com a Realiza Insights – Coaching Vocacional e de Carreira.

Estão abertas as inscrições para formar grupos de coaching vocacional a serem realizados dentro do próprio colégio com os alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Não perca tempo e faça já a sua inscrição.
Inscrições válidas até: 15/08/18.
Início do processo de coaching vocacional em grupo: Agosto de 2018.

INSCREVA-SE-AQUI

Flávia Rocha (ex-aluna do Colégio Exatus) e Luana Lie são Coaches Vocacionais e de Carreira, com formação pelos melhores institutos do Brasil. Elas escrevem para o Portal Exatus todas as sextas-feiras e realizam o trabalho de coaching em grupo com os alunos do EM do Colégio Exatus