Suas crenças te limitam ou te fortalecem?

Compartilhe essa página

Suas crenças te limitam ou te fortalecem?

"Uma crença forte demonstra apenas a sua força, não a verdade daquilo que se acredita - Friedrich Nietzsche.

Certamente você já ouviu falar que são as crenças limitantes que nos impossibilitam de alcançar um objetivo em nossas vidas nos deixando estagnados e inertes, mas afinal, você sabe o que é uma crença limitante?

Uma imagem contendo parede, interior, objeto, cordaDescrição gerada com muito alta confiança

Uma crença limitante é qualquer tipo de ideia ou pensamento que nos impede de executar ações que possivelmente gerariam os resultados que esperamos.É um pensamento que acreditamos ser uma verdade absoluta e que se torna costume ou padrão e não tem qualquer vínculo com religião apesar do nome.

 

São as crenças que determinam e comandam nossas ações, decisões e comportamentos sejam eles positivos ou negativos, criando os hábitos, valores e então delineando o futuro e nosso foco na vida. Por isso, torna-se tão importante se libertar das crenças limitantes para que possamos alcançar melhores resultados e viver qualquer mudança seja ela de ordem pessoal ou profissional.

 

Mas então, como as crenças são formadas?

 

A maioria das nossas crenças são formadas com base em interpretações negativas de experiências passadas que vão sendo armazenadas ao longo da vivência e criando uma espécie de "banco de dados”. Essas são as crenças ditas conscientes.

 

Há também as crenças que são inconscientes, já que são frutos da nossa interpretação de acontecimentos ou fatos, onde julgamos muitas vezes de forma inadequada.

 

Quando ainda éramos crianças e estávamos no período de construir nossas referências sobre vários aspectos da vida, ouvimos algumas frases repetidas vezes e nunca nos preocupamos em avaliar se hoje faz sentido aquilo que escutamos no passado. Atualmente continuamos apenas repetindo algumas coisas que influenciam nosso modo de pensar e agir, criando até um hábito nesses casos, por exemplo: "Só quem é rico passa no vestibular”, "Quem ganha muito dinheiro é desonesto” ou "Você não nasceu para ser artista”.

 

A sociedade também contribui muito para a criação de alguns padrões desestimulantes e limitantes. Você se lembra de algo que acreditava antes e que hoje não faz o menor sentido?

 

Sendo consciente ou inconsciente, onde houver uma crença também é muito comum achar ações e pensamentos de auto sabotagem. Isso acaba gerando uma espécie de gaiola dentro da nossa mente, nos impossibilitando de perceber oportunidades e de avançar rumo ao sucesso.

 

Nesses casos a pessoa nem faz a tentativa e já desiste. Você mesmo deve ter reparado algumas vezes ao longo do seu dia quando diz: "Eu não consigo aprender matemática”, "Não posso fazer essa tarefa”, "Sou assim e não vou mudar”, "Não sei fazer exercícios de português”, "Nunca consigo me dar bem nas provas” e "Isso não é para mim”. Essas frases são claras indicações de auto sabotagem, já que te obrigam a ficar na zona de conforto, que é um lugar já conhecido e você não terá que se sujeitar a falhas.

 

E se você fosse capaz de eliminar essas crenças limitantes ou negativas, trocando-as por crenças fortalecedoras, como seria a sua vida?

Claramente haveria uma melhora na vida no geral, você perceberia que a vida ficaria bem mais leve e tranquila e você poderia atingir seus objetivos.

 

Derrube as Crenças Limitantes que Atrapalham seu Crescimento.

E como posso lidar com a crença limitante a fim de superá-la?

 

 

A seguir estão as 4 etapas para combater uma crença negativa:

 

1.Identificar a crença limitante

Primeiramente você deve identificar a crença limitante diante de determinada situação. Muitas vezes praticamos as ações automaticamente e isso dificulta na identificação dessa ideia que não te possibilita crescer. Pense sempre o porquê de estar tomando algumas decisões e praticando certas ações. Realmente você queria estar fazendo isso ou está sendo levado a agir dessa forma por algum motivo externo ou força do hábito?

 

2.Encontrar a causa raiz dessa crença

Descubra em quais situações durante a sua vida essa crença foi desencadeada. Fatos da sua infância ou adolescência podem ter deixado marcas que refletem até hoje.Assim é possível entender as emoções associadas à crença e que impedem a pessoa de alcançar seus objetivos.

Isso não serve de maneira alguma para justificar o comportamento atual, é apenas para tornar consciente o momento em que a crença foi instalada para poder alterá-la.

 

3.Substituir a crença limitante por uma crença fortalecedora

Identificada a crença limitante e onde ela surgiu, pode-se começar a agir de maneira diferente em busca da tão esperada mudança, fazendo assim nascer outros sentimentos distintos. Avalie algumas pequenas ações que se contraponha a forma como você vinha pensando ou agindo anteriormente. Coloque no papel a sua crença limitante, o motivo desta crença, a nova crença que a substituirá e o que irá te motivar para fazer tal mudança.

 

4.Fazer da nova crença um hábito

A nova crença se torna um hábito a partir do momento em que a enxergamos como uma verdade absoluta, e então começamos a usar esse novo pensamento diariamente. Você acreditará nisso e não ficará racionalizando, isso se tornará a sua realidade.

Outra forma de superar as temidas crenças limitantes e fazer delas um hábito é dividir sua evolução com as pessoas que estão ao seu redor. Quando você torna um objetivo público, a chance de você colocar em prática é maior, pois se sentirá na obrigação de agir de maneira a conquistar o que realmente deseja.

 

Os padrões e crenças nos prendem e podem deixar nossas vidas mornas, desanimadoras e sem perspectiva de futuro, bloqueando enxergar novas possibilidades e caminhos. Apesar de tomarmos consciência dessas crenças, instalar novas crenças no lugar não é uma tarefa fácil, já que quando esta se torna uma ação automática fica difícil sua detecção.

A partir do momento em que você percebe que pode se livrar das crenças que o amarram, começará a perceber o grande potencial que existe dentro de si, porém que ainda não havia usado.

Uma imagem contendo objeto Descrição gerada com alta confiança

 

Perceber a crença limitante e instalar crenças novas fortalecedoras é essencial para o processo de mudança profunda. Imagina como será sua vida quando você usar habitualmente seu máximo potencial?

 

Flávia Rocha (ex-aluna do Colégio Exatus) e Luana Lie são Coaches Vocacionais e de Carreira, com formação pelos melhores institutos do Brasil. Elas escrevem para o Portal Exatus todas as sextas-feiras e realizam o trabalho de coaching em grupo com os alunos do EM do Colégio Exatus.


Compartilhe essa página
Leia também:
we.digi - agência digital
Copyright © 2018 Todos os direitos reservados: Exatus Colégio e Vestibulares - Tatuapé