Gincana Cultural

Compartilhe essa página
 


Clique aqui para acessar nossa galeria de fotos

O Exatus Colégio e Vestibulares sempre teve como um de seus grandes objetivos a preparação de seus alunos para os grandes vestibulares, como os da USP, UNICAMP, UNESP e o ENEM.

O que nem todos sabem, contudo, é que o foco do Exatus não se restringe apenas a obter bons resultados nos vestibulares, visto que entendemos que o nosso papel está além de somente levar o aluno à faculdade. Nossa missão também é a de educar jovens e formá-los para a vida. Ou seja, prepara-los para o exercício de sua cidadania.

Partindo dessa premissa, foi instituída, em 1990, ano da fundação da escola, a Gincana Cultural do Exatus Colégio e Vestibulares. Este evento anual, tão aguardado por todos os alunos, já se tornou uma tradição de sucesso, envolvendo pais, professores e alunos.

Apesar de não exigirmos a participação obrigatória dos alunos, estes prestigiam a gincana em grande número, devido ao clima antiteticamente divertido, descontraído e tenso, de amizades e brigas, de cooperação e disputa, que a competição proporciona. Entretanto, a nossa gincana não se limita ao simples entretenimento. Ela desenvolve ao aluno a capacidade de trabalhar em grupo, a liderança, o corporativismo, a ordem, o respeito entre as partes envolvidas, independentemente da faixa etária. Isso faz com que os alunos adquiram habilidades e competências que, além de não serem usualmente assimiladas no dia-a-dia de uma sala de aula de uma escola tradicional, também não são consideradas nas avaliações escolares convencionais, mas são muito importantes para o desenvolvimento pleno de cada aluno.

Dentre as muitas atividades importantes, destacamos aquelas de cunho social e filantrópico, como, por exemplo, a doação de cestas básicas, agasalhos, kits higiene e limpeza. Além destas, são importantes as atividades que envolvem empenho especial dos alunos, como a busca por patrocínios, a confecção de bandeiras, uniformes, a construção e o funcionamento das barracas da Festa Junina e a obtenção de prendas. Tudo isso, virá a engrandecer o cidadão no aspecto pessoal e profissional.

Seria simplório demais restringir o escopo da Gincana a um mero jogo de vencedores e perdedores. O espírito nunca foi esse. Nesta festa há sempre pessoas que passaram por experiências das mais tristes às mais eufóricas. Todas elas perceberão, algum dia, que ter vencido ou perdido trata-se apenas de uma questão burocrática ou até uma obra da eventualidade. O que fica tatuado na alma realmente são as amizades construídas, os aprendizados para a vida, as memórias e as emoções compartilhadas com seus companheiros e com a escola. Neste contexto, perde apenas aquele que não participa.

O Exatus Colégio e Vestibulares agradece a colaboração de todos pelo sucesso de suas Gincanas Culturais. Em especial, destacamos a importância dos patrocinadores, das equipes e dos pais de alunos, que não poupam esforços em disponibilizar os espaços de suas residências para a realização de ensaios. Essas relações evidenciam os laços fraternos que há entre o Exatus e as famílias. Isso faz do Exatus uma escola diferenciada.
Compartilhe essa página
we.digi - agência digital
Copyright © 2017 Todos os direitos reservados: Exatus Colégio e Vestibulares - Tatuapé